A cantora e compositora acreana Fany Chaves, um nome em ascensão na música regional, está pronta para mais um desafio. Com a inscrição deferida, ela se prepara para participar do Festival Estadual da Canção (FEC) 2025, um evento promovido pelo Governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com o objetivo de revelar novos talentos.
Aos 14 anos, Fany Chaves iniciou sua jornada musical e, desde então, vem se destacando no cenário sertanejo do Acre. Sua trajetória é marcada por participações em diversos eventos culturais, festivais e projetos que valorizam a música autoral e independente. Por meio da Lei Paulo Gustavo, a artista gravou um videoclipe de uma música de sua autoria, mostrando a força de sua produção.
Fany é um nome conhecido em festivais da região, como o FestQuina – Festival de Música Autoral do Quinari, do qual participou em 2022, 2024 e agora em 2025. Ela também foi a vencedora do show de calouros “A Voz de Plácido” em 2023. Atualmente, a cantora é uma das atrações do projeto “Mulheres no Palco”, também aprovado pela Lei Paulo Gustavo, e tem se apresentado em eventos importantes como a Mostra Musical de Feijó e o Show Fronteira Cultural em Brasiléia.
Com uma agenda de shows semanal, Fany leva sua música a municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Brasiléia e Feijó, seja em eventos públicos ou privados. Sua versatilidade também a levou a se apresentar no Som Poético Acústico Ao Vivo e em lives culturais, sempre promovendo a cultura local e a música independente.
Sobre a sua participação no FEC 2025, Fany Chaves compartilha sua empolgação:
“É uma grande felicidade ter a inscrição deferida e poder participar de um festival tão importante para a música do Acre. É mais uma oportunidade de mostrar meu trabalho, aprender com outros artistas e contribuir para a valorização da nossa cultura. Estou muito animada e pronta para dar o meu melhor no palco!”
O Festival Estadual da Canção (FEC) 2025
O Festival Estadual da Canção, que começa em 16 de setembro e vai até 18 de outubro, é uma iniciativa para incentivar a produção musical e dar visibilidade a novos artistas. O evento reunirá estudantes do ensino médio e universitário, além de artistas do segmento gospel.
As etapas classificatórias acontecerão em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, com a grande final sendo realizada na capital. Segundo o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o FEC “é um celeiro de grandes artistas que merecem esse espaço para mostrar seus talentos” e “proporciona entretenimento saudável à nossa juventude”.


