A cantora e compositora acreana Fany Chaves brilhou no palco do Teatro Universitário, em Rio Branco, no dia 19 de setembro, durante uma das etapas do Festival Estadual da Canção (FEC) 2025. Com a interpretação intensa de sua música autoral “Porque eu te quero”, a artista conquistou o público e foi destaque da noite, consolidando-se como um dos grandes nomes da nova geração da música acreana.
O FEC 2025, promovido pelo Governo do Acre por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), é um dos principais palcos para a revelação de talentos no estado. Reunindo artistas de diferentes segmentos e estudantes do ensino médio e universitário, o festival segue até 18 de outubro, com etapas em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, e a grande final marcada para a capital.
A trajetória de Fany, no entanto, começou cedo. Aos 14 anos, ela iniciou sua jornada musical e, desde então, vem se destacando no cenário sertanejo. Participou de festivais importantes, como o FestQuina – Festival de Música Autoral do Quinari (edições de 2022, 2024 e 2025), venceu o show de calouros “A Voz de Plácido” em 2023 e foi atração de projetos como “Mulheres no Palco”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Nesse mesmo programa de incentivo, gravou um videoclipe autoral, reforçando sua aposta na música independente.
Com uma agenda semanal que percorre municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Brasiléia e Feijó, Fany leva sua voz a diferentes públicos, seja em eventos culturais, festivais ou apresentações privadas. Sua versatilidade também a levou a palcos como o Som Poético Acústico Ao Vivo e a lives culturais que fomentam a cena musical acreana.
Após sua participação no FEC 2025, Fany celebrou o momento:
“Foi uma felicidade imensa subir ao palco do Festival da Canção e apresentar uma música tão especial para mim. Estar nesse festival é mais do que uma oportunidade: é um aprendizado e uma forma de contribuir para a valorização da nossa cultura. Estou realizada e motivada para seguir adiante”, destacou a artista.
Segundo o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o festival “é um celeiro de grandes artistas que merecem esse espaço para mostrar seus talentos” e “proporciona entretenimento saudável à nossa juventude”.
Com emoção, autenticidade e talento, Fany Chaves segue reafirmando seu lugar como uma das vozes mais promissoras do Acre, levando a música autoral a novos horizontes.


